NOVIDADES ESG

O Valor do S em ESG

O ESG pode ser definido como um conjunto de critérios ambientais, sociais e de governança, que devem ser considerados por organizações ao gerenciar suas operações.  

No Social, o conjunto de critérios trata da “licença social” para operação da organização, o que significa trabalhar as relações humanas internas e externas que acompanham a operação do modelo de negócio. 

Neste sentido devemos entender o que pode impedir ou dificultar a operação. Vejamos os temas em que o Social atua: 

Diálogo social e desenvolvimento territorial: falam essencialmente de papéis voluntários que as organizações podem assumir em investimento social privado, diálogo e engajamento social e na sua atuação frente aos potenciais impactos sociais positivos e negativos gerados pela operação. 

Direitos humanos:  tratam de temas atuais e que evoluem em pautas amplas e que estão sendo muito trabalhadas pela sociedade civil organizada. Aqui se fala de respeito aos direitos humanos, o trabalho forçado ou compulsório e trabalho infantil. Pode parecer lógico que estes temas não acontecem nas operações, mas há o risco da cadeia de fornecimento e a gestão de trabalhos terceirizados que geram passivos complexos e de alto impacto. 

Diversidade, equidade e inclusão: o conjunto de critérios procura materializar o compromisso com os Direitos Humanos. Isto significa incluir colaboradores com características diversas, mas também a existência de um ambiente no qual a diversidade é valorizada. Aqui a prática materializa os compromissos e posicionamentos. 

Relações e Práticas de Trabalho: Este tema é mais técnico e traz uma longa prática evolutiva em saúde e segurança no trabalho e relacionamento sindical. A inovação virá em critérios que vão trabalhar o desenvolvimento profissional, remuneração e benefícios e a responsabilidade e limites das organizações na qualidade de vida e saúde mental de colaboradores. Pós pandemia, este tema ganhou relevância. 

Promoção de responsabilidade social na cadeia de valor:  |Aqui o relacionamento volta a mostrar a sua importância para segmentos específicos como fornecedores e clientes. Informação acurada de serviços e produtos, compromissos com a cadeia de fornecedores e em determinados casos com o pós consumo do produto ou serviço, fazem parte deste tema.  

Com este conjunto de tema, o Social em ESg vem agregar valor em relacionamentos, compromissos e práticas que apoiam o modelo de negócio a operar. O essencial é definir os posicionamentos e partir para práticas que deverão ser monitoradas e avaliadas. 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin

Está gostando? Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Busca para post

Fique por dentro!

Seja avisado sempre que surgir um conteúdo novo por aqui!